AQUARELA

Curso

SÍNTESE DO CURSO:

Desenho

Aguada

Cor

Aquarela clássica

Aquarela estilizada

O aprendizado tradicional das técnicas em Aquarela faz toda a diferença para o artista, aprender a criar tons e sobretons, entender os estilos e tipos de pincéis e como tudo isso reage a cada tipo de papel tornam o colorista/aquarelista muito mais capaz, quando optar em atuar na área digital, se sobressaindo dos demais.

AQUARELA
É uma técnica feita com tintas aguadas e sem sobreposição de umas a outras, podendo ser utilizada para pintura em diversos materiais, entre eles, papel, couro, tela etc. Segundo historiadores a aquarela surgiu um século antes de Cristo na China, quando começou a ser fabricado o papel. Os Árabes, durante o século XII, levaram a produção de papel da Ásia para a Europa e assim, com o tempo, a aquarela instalou-se no Velho Continente. Entre os artistas europeus, a técnica da aquarela sucedeu ao fresco.

O Alemão Alberto Durero e o Italiano Raffaello Santi foram alguns dos pioneiros da aquarela naquela região. É possível ver também exemplos dessa técnica na Idade Média. A partir dessa época a técnica era usada principalmente para pintar gravuras em madeira.
Inicialmente considerada uma pintura fútil, desnecessária e muito feminina para os hábitos da época, era vista com um certo preconceito pela sociedade. Hoje a aquarela é uma das principais técnicas para se aprender o domínio da cor e da forma. Descubra que as cores podem ter formas e as formas não tem limites. Curso de aquarela clássica e estilizada com Wagner Bottaro.

Carga Horária:
36h/a – 3 meses
:

Cursos Relacionados

- Desenho Básico
- Moda e Criação de Vestuário
- Criação de Cenário e Ambientação
- História da Arte
- Teoria da Cor

Áreas Profissionais de Atuação

- Quadrinhos
- Ilustração
- Publicidade e Propaganda

Wagner Bottaro

Wagner Bottaro é artista plástico, graduado em “Artes Plásticas” e pós-graduado em “Arte Educação”, apaixonado pelas telas e pincéis, estabeleceu na aquarela o seu domínio, desde 1981 participa de exposições coletivas e realiza exposições individuais no Brasil e no exterior, apresentando obras que retratam a vida das cidades mineiras. Além da técnica tradicional da aquarela, Bottaro consegue através de pinturas estilizadas efeitos semelhantes aos clássicos vitrais das igrejas, que com formas simples conseguem transmitir toda a essência de uma imagem. Em seu curso será abordado a iniciação à aquarela nos modos clássico e estilizado, estudo básico de cores e desenho.